Invisíveis

O Projeto

O tema do projeto foi escolhido com a finalidade de registrar pessoas do dia-a-dia que muitas vezes passam despercebidas, e contar um pouco de suas histórias. Assim, o foco do trabalho não está apenas no estereótipo clássico do ser “invisível“ na sociedade urbana, como o proposto por Souza (2010), mas sim na concepção mais ampla estabelecida pelo grupo, não focando apenas os trabalhadores conforme citado pela supracitada.

As fotos de retrato foram tiradas em preto e branco apenas com a luz natural (utilizando da ajuda de rebatedores em alguns casos) para um resultado suave e uniforme (Furtado,2013). Utilizou-se os planos: americano (onde a foto é tirada de um palmo abaixo da cintura para cima), meio primeiro plano (a pessoa é fotografada da parte da cintura para cima), close (do peito para cima). A escolha do preto e branco para esse tipo de retrato garante manter o foco sobre as características e expressões de sentimentos do fotografado sem criar distrações, e a composição da foto será feita a partir do ambiente onde a pessoa se encontrar. Após a coleta, as imagens foram analisadas e selecionadas pelos membros do grupo. Em seguida as fotos foram tratadas em programas de edição como o “Lightroom 2015” e “Photoshop 2015”, corrigindo cores e fazendo ajustes necessários. As fotos serão finalizadas no fim do mês de outubro.

Todo retratado tinha conhecimento sobre o projeto e, após aceitar o convite para participar do mesmo, seria fotografado. Antes da foto, eram feitas algumas perguntas para entender o universo em que determinada pessoa estava inserida, para que a composição da foto pudesse ser criada com o máximo de fidedignidade possível. No final de cada sessão, o contato era solicitado para que fosse enviada uma cópia da foto, caso a pessoa tivesse a intenção de recebê-la.

Fotos do projeto: http://marciomotta.exposure.co

TEDx São Paulo Pluralidades sobre o projeto:

 

Impacto do projeto:

 


 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Anúncios